terça-feira, 19 de março de 2013

Commemorative dates

Turmas: 8º Ano C
Professora: Rosi S. Pietezak
Disciplina:Língua Inglesa

Commemorative dates

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Pesquisar sobre datas comemorativas e suas características/curiosidades dos Estados Unidos;

Desenvolvimento das aulas:
- Pesquisar na Internete e criar no writer um texto para expor em mural;

Período: De 2  a 3 aulas;

Recursos: Internet e writer;


Avaliação: O trabalho será avaliação pela criatividade (valerá uma nota)

Sugestão de Site:

Datas Comemorativas

BIOGRAFIA - Produção Textual

Turmas: 6º Anos A, B e C
Professora: Serli Aparecida
Disciplina: Língua Portuguesa

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Produzir  texto com coesão e coerência;
-  Conhecer o gênero biografia e diferenciá-lo de autobiografia;


Desenvolvimento das aulas:
- A atividade iniciou-se na sala de aula com uma entrevista.
- Em dupla, cada aluno recebeu uma folha com várias perguntas e cada dupla entrevistou um ao outro;
 - As respostas dadas por cada um da dupla, seriam ou serviriam de orientação pra a produção da biografia, Um escreveria a biografia do outro e a digitação na sala informtizada seria a finalização do trabalho;


Período: 05 aula;

Recursos: Editor de texto (Writer)

Avaliação: Criatividade na criação do texto, organização, capricho, etc

Obs: Os trabalhos deverão se expostos para a apreciação de colegas, pais e demais professores, na Feira Lieterária que acontecerá no 3º Trimestre.

terça-feira, 5 de março de 2013

ORIGEM E SIGNIFICADO DO NOME

Turmas: 6º Anos A, B e C
Professora: Serli Aparecida
Disciplina: Língua Portuguesa

Expectativa(s) de Aprendizagem:
-Conhecer a origem e o significado dos nomes;

Desenvolvimento das aulas:
- Consulta na Internet;
- Cópia no caderno
- Atividade continuada em sala;


Período: De 1 aula;

Recursos: Internet ;

Avaliação: Organização, participação e intersse pelo assunto;

Sugestão de Site:

Origem e Significado dos Nomes

segunda-feira, 4 de março de 2013

LINGUAGEM FIGURADA (Estrutura Poética)

Turmas: 7º Anos A, B e C
Professora: Maria Eunice Schmitt
Disciplina:Língua Portuguesa

LINGUAGEM FIGURADA (Estrutura Poética e Produção Textual);

Expectativa(s) de Aprendizagem:
a) Conferir significados poéticos às cores;
b) Ler, ouvir e criar poemas cuja inspiração seja o tema "CORES";


Desenvolvimento das aulas:
- Leitura de diverso poemas * relacionados ao tema central: "CORES" na biblioteca e em sala de aula;
- Interpretação  dos poemas;;
- Produção Textual;
Após os alunos escreverem suas produções (em folha) em sala, eles vão digitar seus textos, formatá-los e ilustrá-los com imagens retirados da internet no  laboratório de Informatica Pedagógica;

Período: 08 aulas.

Recursos: Livros, internet e writer.

Avaliação: os alunos serão avaliados durante a realização das atividades propostas e pelo poema produzido. (em duplas).

Sugestão de Site:

Portal do Professor


Brincando e Aprendendo com as TABUADAS

Turmas: 3º Ano  A, B e C
Professoras: Marli T. Lassaris e Neusa Heidemann
Disciplina: Matemática

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Fixar as tabuadas;
- Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolvimento das aulas:
- Os educados fixaraão as tabuadas de adição, subtração e multiplicação.

Período:  05 aulas.

Recursos: Internet

Avaliação: Participação e interesse das duplas;

Tabuadas do Dino



sexta-feira, 1 de março de 2013

TRANSPORTE PELA MEMBRANA

Turmas: 8º Anos A, B e C
Professora: Marina F. Ferreira.
Disciplina: Ciências.

1) Transporte pela Membrana;
1.1) Transporte Ativo;
1.2) Transporte Passivo;

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Reconhecer e descrever o transporte feito pela membrana;

Desenvolvimento das aulas:
- Os alunos em duplas, pesquisarão na Internet, cada tipo de transporte e suas divisões. Representação de osmose e da Bom ba de Potássio;

Período:  2 aulas;

Recursos: Internet e caderno;

Avaliação: Correção dos cadernos;

Difusão Simples

Difusão Facilitada

Osmose

Bomba Sódio-potássio


Sugestões de Sites:

Membrana Plasmática

Transporte Ativo

Transporte Passivo

Tema: EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Turmas: 7º Anos A, B e C
Professora: Marina F. Ferreira.
Disciplina: Ciências.

Expectativa(s) de Aprendizagem:
- Reconhecer que a evolução biológica é um processo que ocorre naturalmente;
- Identificar as principais teorias da evolulção.

Desenvolvimento das aulas:
- Os alunos em duplas, pesquisarão sobre o tema acima e deverão completar uma tabela com o nome das teorias  da evolução, descrevendo suas principais características;

Período: De 1 a 2 aulas;

Recursos: Internet e writer;

Avaliação: Correção coletiva da tabela;
Evoluções Biológicas



Origem da Vida


Sugestão de Sites:

Teoria da Evolução

Origem da Vida